Solar do Vinho do Dão


Funciona como sala de visitas da região, é frequente palco de eventos, muitos directamente relacionados com o Vinho, o Solar do Vinho do Dão alberga ainda os serviços da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD), entidade que é também gestora da Rota do Vinho do Dão.
O conjunto situa-se na envolvente da mata do Fontelo, um fabuloso enquadramento natural, a curta distância do centro da cidade de Viseu.
A recente recuperação deste magnífico espaço foi uma acção conjunta da Câmara Municipal de Viseu e da CVRD que, assim, solucionaram a falta de um equipamento multiusos na área de um dos produtos mais emblemáticos da região, o Vinho.
É hoje o centro nevrálgico de todas as operações ligadas ao sector, para além de ser um excelente exemplo de recuperação de património. Há muitos anos que o edifício se encontrava em avançado estado de degradação, depois de ao longo da sua história, ter desempenhado diversas funções. A construção começou no final do século XIV com o objectivo de ali instalar o Paço Episcopal. Dessa época são ainda visíveis duas janelas em ogiva reveladas pelo desagregar dos rebocos. Os jardins, de tendência renascentista, remontam a meados do século XVI, e à sua criação seguiram-se importantes obras de restauro e conservação no edifício, que passa a contar com a Capela de São Jerónimo e o Portal da Cruz, junto à actual rotunda da Casa do Cruzeiro.
A partir de 1677 e durante quase cem anos, o Paço foi adaptado e funcionou como hospício.
Depois disso esteve praticamente abandonado, até que em 1833, o edifício foi reconstruído e restaurados os jardins, repuxos e tanques. Quando, em 1910, é implantada a República, o estado de conservação das instalações e do Fontelo era bom, mas as rendas eram insuficientes para garantir a manutenção. O Prelado acabou por ver-lhe retirado o poder sobre o Paço e a Quinta, que passaram para a posse dos ministérios da Guerra e da Agricultura. A Câmara Municipal de Viseu recebeu os jardins e a mata, primeiro numa situação de renda que em 1926 se converteu em posse definitiva. Antes do projecto de recuperação das antigas instalações do Paço Episcopal, o edifício foi ainda utilizado como Casa de Reclusão e nos últimos anos encontrava-se ocupado por algumas famílias em situação precária e num progressivo estado de degradação.

Fonte: http://www.viseudigital.pt




Infelizmente neste espaço que podia ser um ponto de atracção turística nacional e internacional (através de visitas guiadas e sala de degustação de vinhos e outros produtos da região),  não se encontra informação disponível para possíveis vistas a este espaço.Numa altura de crise e quando se fala cada vez mais em produtos gourmet, esta podia ser uma mais uma boa oportunidade para divulgar Viseu e os seus produtos tal como é feito aqui por exemplo.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...