O assalto continua!!


Os preços dos combustíveis voltaram a subir. E nunca estiveram tão caros. Encher o depósito de gasolina já custa mais de 100 euros.

A Galp voltou a aumentar esta semana o preço do litro da gasolina em 2,5 cêntimos, enquanto o gasóleo ficou mais caro em um cêntimo. Nos postos da petrolífera nacional um litro de gasolina custa agora 1,684 euros, enquanto o gasóleo vale 1,499 euros o litro.

Também a BP já mexeu nos preços dos combustíveis, com um aumento de 1 cêntimo tanto para o gasóleo como para a gasolina. Aqui, um litro de gasolina custa agora 1,679 euros enquanto a gasóleo vale 1,499 euros o litro.

A Cepsa e a Repsol não mexeram nos preços nos últimos dias, mas até ao final da semana é previsível que o façam, dado que o comportamento dos mercados antecipa mais um revisão em alta.

As sucessivas subidas nos preços da gasolina e do gasóleo reflectem a valorização do petróleo nos mercados internacionais, a valorização do dólar face ao euro e ainda a subida dos produtos refinados que, só na semana passada, sofreram aumentos de 5,14% para o gasóleo e de 4,28% para a gasolina e de 2,57% para o crude, segundo dados da Bloomberg.

Início de ano agitado

Contas feitas e em 2012 o preço da gasolina em Portugal já subiu 9 cêntimos - mais de metade do aumento registado em 2011 - o que significa que encher o depósito do carro com 60 litros de gasolina passou a custar em média 101,040 euros, mais 5,40 euros que no início do ano.

No que diz respeito ao gasóleo, os portugueses estão a pagar mais 4,5 cêntimos que na primeira semana de 2012, ou mais 2,7 euros para atestar um depósito de 60 litros.

Se se reportar a Fevereiro do ano passado, as diferenças são mais acentuadas. Num ano, o litro da gasolina subiu 15 cêntimos enquanto o gasóleo encareceu 11 cêntimos. Um aumento que afecta a factura das famílias e os custos das empresas.

Em termos europeus, e tendo em conta o último relatório de Bruxelas sobre o assunto, Portugal tem dos combustíveis mais caros da União Europeia a 27 países. O relatório da Comissão Europeia também deixa claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.

Fonte:Económico

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