Sugestões para o Fontelo



O Fontelo, considerado o pulmão da cidade, ocupa uma vasta mancha verde na parte nascente de Viseu. Este parque encontra-se dotado de várias infraestruturas e equipamentos desportivos e de lazer. Integra o Estádio Municipal, Pista de Atletismo, Complexo de Piscinas, Pavilhão Desportivo, Court de Ténis, Circuitos de Manutenção, entre vários campos de futebol relvados e salas de desporto. Recentemente, a oferta desportiva foi reforçada com a construção de um Skate Park e de um campo de futebol e vólei de praia.
A mata do Fontelo, a verdadeira alma deste parque, é constituída por muitos arbustos e árvores característicos da floresta natural portuguesa, de que são exemplo o azevinho, o carvalho e o medronheiro. No entanto, quem passeia pelos muitos caminhos existentes no interior da mata, facilmente identifica sinais de abandono e desleixo. Muitas das árvores, algumas multi seculares, necessitam de ser protegidas da presença descontrolada de espécies invasoras (como a acácia e a robínia) e parasitas (como a hera). Ao nível das infraestruturas, é visível a falta de manutenção dos diversos espaços e equipamentos de lazer que se encontram pela mata, bem como a recuperação de alguns trilhos.
Uma forma de melhorar e potenciar este importante espaço seria a conversão da mata do Fontelo num jardim botânico. Esta proposta foi apresentada em 2005 pelo professor Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, juntamente com a criação de algumas infraestruturas necessárias ao seu funcionamento, tais como um viveiro e um banco de sementes e que poderia servir de apoio às instituições de ensino superior da cidade e da região .
Para além disso, seria importante para a dinamização deste espaço a ligação à ciclovia, através da extensão da ecopista do Dão, passando pelo Parque urbano de Santiago, algo já idealizado pela CMV e que espero que se concretize em breve.

Estas sugestões serão enviadas para o mail da CMV.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...