Cartaz da Feira de São Mateus 2013

(retirado do blog Viseu, Fotos do AJ

Este é o cartaz da FSM 2013 já em exposição em vários espaços comerciais da cidade. Acho que melhorou em relação ao ano passado (o que não era difícil), no entanto acho que se podia fazer bem melhor, a metade de cima não tem nada a ver com a metade de baixo. Acho que se ganharia muito, para o ano, com o lançamento de um concurso para apresentação de propostas e posterior escolha pelo publico do melhor cartaz.

4 comentários:

AJ@ disse...

Amigo até há poucos anos era tradicional a organização da FSM fazer um concurso para escolher o cartaz oficial, depois resolveram terminar com esse método e passaram a encomendar o cartaz e pagar. Na verdade na minha opinião as últimas as obras premiadas eram bastante más. Ignoro se a culpa era dos concorrentes ou fruto do mau gosto do júri?
Parece-me que este cartaz é ainda pior que o do ano passado (tema São Teotónio) que pouco valia. O cartaz deste ano deve ser do agrado do Dr. José Moreira que terá gostado imenso porque dá relevo ao tema escolhido para a feira deste ano - o "icónico" Espelho de Água. Mas a água é castanha e não azul porque o “lago” já deveria estar sujo e a erva dá ideia que já estava a morrer (as cores com adequado tratamento digital poderiam ter sido alteradas, para disfarçar).
A escolha de cores para o fundo (silhueta da cidade e colina da Sé), a sobreposição de letras e números e o céu que varia cromaticamente do azul ao laranja, são um desastre! A mistura de maiúsculas e minúsculas, em vários tamanhos tornam o cartaz confuso e difícil leitura. Outro ícone é a “roda” que passou ser elemento obrigatório nos cartazes e aparece em primeiro plano.
O cartaz deverá ser utilizado, como vem sendo habitual, como capa para o programa oficial e para a impressão dos bilhetes. Com gente assim à frente da EXPOVIS não se pode esperar coisa boa. Estoirem os foguetes, toquem os bombos e siga a festa que o povo gosta!

Castanho disse...

EXPOFACIC, vão lá aprender porque só os burros, ou os muito velhos não aprendem.
E este cartazjá está na página oficial? e o programa completo com horários també ou continua s ser segredo?

Indo Eu disse...

Caro AJ,
Desconhecia que antes havia concurso e tal deveria ter continuado fazendo maior e melhor divulgação. Em relação ao cartaz propriamente dito apesar de na minha opinião achar que está melhor que o ano passado acho que está um cartaz pobre, mal construído e pouco apelativo.

Caro Castanho,
De facto a EXPOFACIC tornou-se em pouco tempo numa feira referência neste tipo de eventos. A Expovis ainda tem muito que melhorar em várias áreas apesar de reconhecer que nos últimos 2,3 anos tem havido bastantes melhorias.
É impressionante que a 10 dias do inicio da feira tanto o cartaz como o programa, que até já foi apresentado à comunicação social, ainda não esteja disponível no site.
E no site falta informação básica como a localização de parques de estacionamento, hotéis onde quem for de fora possa ficar, pontos de interesse da cidade, etc...
E não percebo porque não adoptaram o sistema da EXPOFACIC em relação à compra de bilhetes em que se pode comprar na Ticketline em www.ticketline.pt;Lojas CTT e em www.ctt.pt;
Postos de turismos de Cantanhede e Coimbra; Turismo do Centro de Portugal - Aveiro; Fnac, Worten, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa o que de facto é uma mais valia para se poder evitar as filas (por vezes enormes) que todos os anos se verificam principalmente quando actua um artista mais conceituado.

AJ@ disse...

Isso são modernices a mais. Aquilo é só procurar facturar aos feirantes e nos bilhetes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...