À atenção da CMV....Bons exemplos que se deveriam seguir!

Beja quer reduzir 21% das emissões e consumo energético até 2020
O Plano de Acção para as Energias Sustentáveis (PAES) de Beja foi, finalmente, aprovado pelo secretariado técnico do Pacto dos Autarcas. A estratégia do município vai assentar na promoção das energias renováveis, eficiência energética, mobilidade sustentável e acções de informação ambiental.
A estratégia define como meta para 2020 a redução de 21% da consumo energético e das emissões globais de CO2, tendo como referência base o ano de 2008. No sector dos edifícios e outros equipamentos, as acções previstas deverão contribuir para a redução de 24% das emissões.
Entre as acções previstas no plano, destacam-se o diagnóstico energético em edifícios municipais e futuramente em edifícios de habitação social, medidas de redução e melhoria energética, remodelação da rede de águas de Beja, modernização administrativa através da monitorização e desmaterialização de processos, integração da fase piloto da rede MOBI.E, Eco-Escola, Energia nas Escolas, Índice Cidades Inteligentes, entre outras.
Beja tinha submetido o plano ao secretariado do Pacto dos Autarcas em Outubro de 2011. As iniciativas do PAES vão ser dinamizadas e postas em prática no terreno, quer pela Câmara Municipal de Beja quer ainda pela Inovobeja e EMAS, o que torna o Plano num documento estratégico global importante para a cidade de Beja.
O Pacto dos Autarcas é um movimento voluntário europeu, no qual as autarquias e regiões europeias se comprometem a superar o objectivo de reduzir 20% as emissões de CO2 em 2020 e a contribuir para aumento da eficiência energética e utilização de fontes de energias renováveis nos respectivos territórios.

1 comentário:

ANA PAULA disse...

Acho que em Viseu se gasta demasiada energia eléctrica. É aberrante passar pelo Centro de Transportes às 4 da matina e ver aquele clarão...assim como na ecopista !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...