domingo, 18 de maio de 2014

Iluminem o Viriato

Já falei sobre o assunto e hoje volto a insistir...

A recuperação e valorização de áreas urbanas de valor histórico-cultural é uma medida de extrema importância na dinamização dos centros históricos das cidades. A cidade de Viseu conta com um amplo património no seu centro histórico, porém a sua gestão e conservação tem estado muito aquém daquilo que seria desejável.
A nível nacional, Viseu é conhecido como terra de Viriato. A cidade adoptou Viriato como seu herói, numa leitura romântica que fez à história do pastor guerreiro, que personificou a luta contra o invasor romano. A memória de Viriato está preservada num monumento que o escultor Mariano Benliure ergueu em 1940, que se encontra ao abandono há alguns anos. A falcata da estátua do herói lusitano está torta e as adagas dos soldados que o ladeiam encontram-se partidas. Para além disso, o monumento não tem iluminação, que daria o devido destaque a este símbolo da cidade de Viseu, deixando-o às escuras e sujeito a actos de vandalismo (não deixa de ser curioso ver que o Mural a Viriato, de qualidade duvidosa, esteja iluminado).
Em situação semelhante encontra-se a cava de Viriato, fortificação defensiva em forma de octógono e monumento único na Península Ibérica. Apesar das obras de recuperação, através do programa Polis, a cava de Viriato encontra-se mal iluminada. O sistema de iluminação escolhido é desadequado e insuficiente para o local, sendo este alvo de constantes actos de vandalismo, que em nada dignificam a cidade.


4 comentários:

  1. Tudo muito bem apenas um reparo - a "espada" do Viriato que é uma "falcata ibérica" era curva.
    Também faltam as pontas das lanças que poderá observar em imagens antigas.

    S.Pais

    ResponderEliminar
  2. Bem pode o Dr. Sobrado arranjar novas marcas o Viriato é que é.

    ResponderEliminar

Os comentários postados pelos leitores do blog são da responsabilidade dos respectivos leitores e não correspondem, necessariamente, à opinião dos autores do blog. Todos os comentários são aceites (exceptuando casos de linguagem imprópria ou ataques pessoais) e publicados logo que possível.